Gratidão!
- Cris Raupp...
- 20 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2023
Será que de fato, você sente gratidão?

Gratidão é um substantivo feminino que indica o reconhecimento por um benefício recebido.
Agradecimento, é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. (Wikpédia).
Percebo que a palavra Gratidão está se tornando um pouco banal e confundida com o termo “obrigada”.
Aliás, você sabe de onde vem este termo “obrigada”?
Vem da expressão “eu me sinto obrigado a... retribuir por algo”
Ou seja, quando alguém lhe oferece um benefício, você se sente na obrigação de retribuir dando a impressão de que você fica “devendo” algo a alguém e assim se sente “obrigado” a devolver tal benefício.
Já tinha pensado sobre isto?
Se pensar desta forma, a gratidão fica “mais bonita” e aparenta que você está retribuindo não por obrigação, mas por desejo de retribuir.
Porém, será que de fato você sente gratidão?
Será que de fato você está retribuindo em essência ou é só uma forma de se mostrar solícito?
Gratidão é um sentimento e não deve ser banalizado virando modismo, pois, quando existe sentimento em relação a pessoa e o benefício, sem a sensação de dever algo em troca, existe o respeito pelo outro, pelo gesto e sentimento do outro em relação a você.
- Ser grato gera atitude positiva e saudável. -
Quando a pessoa tem o sentimento de gratidão, aumentam os níveis de dopamina (que é um neurotransmissor) e ativa o sistema de recompensas do cérebro gerando uma sensação de bem-estar.
Exercitar a gratidão aumenta os níveis de emoções positivas, estando diretamente relacionada ao aumento da felicidade. E, tudo isso ocorre através de comportamentos congruentes com suas crenças e valores.
Este artigo faz parte de uma série de três artigos, Congruência, Felicidade e Gratidão (este mesmo). Se você já leu estes artigos, saiba que foi sobre esta perspectiva que criei a "Teoria do Ciclo da Felicidade" onde um retroalimenta o outro Congruência, Felicidade e Gratidão!
Confio neste ciclo para gerar uma vida plena e saudável!
E, é com base nestes principais valores que guio meus passos desenvolvendo meu trabalho com a confiança do resultado positivo na vida das pessoas.
Gostou deste artigo? Deixe seu like e compartilhe com seus amigos.
Te convido a comentar abaixo.
O que achou da teoria do Ciclo da Felicidade?
Você é feliz de fato?
Me conte, vai ser ótimo interagir contigo!
Conheça a autora.

Cris Souza...
Facilitadora da Felicidade!
Head Trainer da Fênix Training
Me siga também na Instagram,
@crissouzaraupp
Comments