top of page

Soft Skills! A tendência do sucesso.

Atualizado: 6 de nov. de 2023

Você sabe o que são Soft Skills? Qual o motivo de ser tendência nas corporações?

ree

Soft Skills é um termo em inglês que traduzido para o português significa Habilidades Interpessoais.


Virou tendência por ser destaque de pessoas de sucesso!

Conta sempre com habilidades comportamentais relacionadas a forma como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. A Inteligência Emocional é uma das habilidades de Soft Skills, ela influência tanto como uma habilidade direcionada trazendo foco, motivação e resultados efetivos colaborando de maneira produtiva com o todo, como é importante aliada para o aprendizado de outras habilidades como a comunicação, empatia, atitude, criatividade, autogestão, adaptabilidade, ética, motivação e outras.


Está comprovado que por mais que tentemos ser uma pessoa na vida pessoal e outra na profissional, temos a certeza de que não somos, podemos até parecer mais sérios ou mais leves em diferentes situações, porém, somos seres integrais que quando nos encontramos fora do nosso estado natural, relacionado a perfil comportamental e fisiologia, entramos em processo destrutivo, por vezes imperceptível onde começam as frustrações, raiva, tristeza e diversas situações que podem levam a problemas psíquicos leves ou a diagnósticos como a Síndrome de Bournout e doenças crônicas mais graves. Na vida pessoal causam estragos como separações entre casais e afastamento dos demais familiares e amigos.


Enfim, tentar ser quem não somos pensando em conseguir resultados melhores é algo que certamente trás problemas em alguma área da vida ou em todas, as empresas já reconhecem e se organizam diante este novo modelo onde é necessário cuidar tanto dos processo, como, e, principalmente das pessoas que o envolvem. Hoje se tem certeza sobre as pessoas serem o bem mais precioso de uma organização.

Pesquisas comprovam que, CEO’s, gestores e líderes de equipes, são contratados por suas capacidades técnicas, porém são demitidos por não terem a capacidade de se relacionar com as suas equipes e muitas vezes sequer consigo mesmo, ou seja, apenas 15% de CEOs e gestores possuem a capacidade de se relacionar intimamente e com as suas equipes.


Esse é um dado que mostra como cada vez mais as capacidades emocionais estão sendo requisitadas, aprender a lidar com as emoções faz parte de uma das principais capacidades de gestão, sendo primordial para possíveis promoções. Diante esses dados, acredito que a humanidade em geral precisa aprender a lidar com as emoções e as emoções dos outros, para estarem adaptados a esse novo mundo.


Caso você não seja um gestor ou líder de equipe e não tem a pretensão de ser, saiba que isso também interfere nas suas relações pessoais com os seus gestores e colegas de equipe, possíveis clientes, seus amigos e sua família.

Relacionamentos acabam por falta de adaptabilidade, por não compreender as emoções um do outro. Pais e filhos brigam por que não consegue lidar com a diferença de comportamento natural diante as idades e consequentemente as emoções que cada uma delas atribui a cada comportamento.


A capacitação técnica está se tornando cada dia mais fácil e acessível, desta forma, existem mais pessoas com capacidades para conseguir uma vaga em uma empresa, pois nos currículos aparecem cada vez mais candidatos com graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e até pós doutorado, por essa facilidade no acesso aos estudos, e, isso é muito bom, porém aumenta a concorrência no mercado de trabalho e com isso a necessidade de se ter habilidades relacionadas as soft skills.


Se tratando da área de relações entre amigos e casais, existe uma tendência ao auto cuidado, sendo assim, como nas entrevistas de emprego (levando em conta a aparência), os encontros, no formato, amor à primeira vista também tendem a ficar mais disputados.

Onde nós vamos encontrar o diferencial?


No gerenciamento das emoções, para que no determinado momento, quando formos desafiados, saibamos nos comportar da melhor forma para termos o resultado desejado.


Existe algo muito importante que acontece entre a emoção e o comportamento e é neste algo, neste curto e tão importante espaço de tempo que atuamos com a gestão comportamental.


Como estão suas habilidades de relacionamento interpessoal? Me conte nos comentários e siga acompanhando.


Se fizer sentido compartilhe este artigo com seus amigos!



Conheça a autora

ree

Cris Souza Raupp

Treinadora Comportamental

Fênix Training



Me acompanhe também nas redes sociais

@crissouzaraupp

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page